Máscaras voltam a ser obrigatórias em ambientes hospitalares e no transporte público de Araguaína

0
154

Município vem registrando aumento nos casos de Covid-19 nas últimas semanas. Uso de máscaras é obrigatório no transporte público
Marcos Sandes/Ascom
Em Araguaína, no norte do Tocantins, o município votou a tornar obrigatório o uso de máscaras em ambientes hospitalares e no transporte coletivo depois que os números da Covid-19 voltaram a subir. Segundo o boletim estadual, foram 474 diagnósticos na semana passada e nesta terça-feira (28) ocorreram mais 112 registros.
A obrigatoriedade vale nas seguintes situações:
Locais fechados para atendimento de saúde, como hospitais, unidades básicas de saúde, clínicas e unidades particulares e públicas.
Transporte coletivo urbano como táxis, mototáxis, ônibus e outros transportes coletivos.
Conforme o novo decreto municipal, publicado nesta segunda-feira (27), o uso da máscara fica apenas recomendado nos demais ambientes fechados do município . É o caso de comércios, industrias e bancos, entre outros.
“Estamos agindo de forma preventiva. Já temos experiência de que a máscara e a higienização estão entre as formas mais efetivas para evitar a contaminação. Outra proteção é a vacina e todos devem se vacinar”, afirmou a secretária da Saúde, Ana Paula Abadia.
Covid-19 em alta
Araguaína chegou a zerar o número de casos na cidade no início de abril. Os números continuaram em baixa até o começo de junho, mas voltou a subir nas últimas semanas. De acordo com o município, a partir do dia 14 de junho estão sendo registrados mais de 70 novos casos por dia.
A utilização de leitos UTI também estava zerada e agora passou para 60% de ocupação. Dos seis internados, um é de Araguaína e os outros cinco são de cidades da região. Enquanto no mês de maio não foram registradas mortes, na semana passada a cidade voltou a ter um óbito.
Com o aumento no número de casos a Secretaria de Saúde retomou o horário estendido na UBS José de Souza Rezende, no Setor Alto Bonito, para os casos de pessoas com sintomas de gripe. O atendimento é das 7h às 19h, de segunda a sexta-feira.
Durante os fins de semana, em caso de necessidade de atendimento de urgência e emergência para casos gripais, a população deve procurar a Unidade de Pronto Atendimento Anatólio Dias Carneiro, no Setor Araguaína Sul.
A vacinação na cidade é ofertada no ponto de atendimento em frente à Câmara Municipal e em 15 unidades básicas de saúde. Os locais e horários de funcionamento podem ser conferidos no site do município. O município informou que vem enfrentando baixa procura pelas doses de reforço.
Como denunciar
Denúncias sobre o descumprimento do decreto podem ser feitas pelo 190 da Polícia Militar ou pelos telefones da fiscalização municipal: 3411- 5640, 99949-5394 e 99972-6133.
Veja mais notícias da região no g1 Tocantins.

Fonte: G1 Tocantins