Prefeitura de Paraíso do Tocantins autoriza retorno das aulas presenciais e permite jogos em praças da cidade

0
29

De acordo com o município, as unidades escolares devem obedecer “rigorosamente aos protocolos sanitários estabelecidos pelas autoridades de saúde”.

A Prefeitura de Paraíso do Tocantins, na região central do estado, autorizou a retomada das aulas presenciais nas escolas públicas e particulares. De acordo com o município, as unidades devem obedecer “rigorosamente aos protocolos sanitários estabelecidos pelas autoridades de saúde”. Também foi permitida a realização de jogos esportivos nas praças da cidade.

Ao autorizar o retorno presencial na última sexta-feira (29), o Governo do Estado havia afirmado que a decisão nos municípios do Tocantins iria depender de cada prefeitura. Com a publicação do decreto, que foi assinado pelo prefeito Celso Morais (MDB), as unidades escolares já podem receber os estudantes e profissionais da educação.

A Secretaria Municipal de Educação e Juventude disse que o retorno para as salas de aula é optativo e, se os pais preferirem, o aluno poderá continuar recebendo o ensino à distância. A pasta afirmou que “adotará todas as medidas para assistir aos alunos que, a critério dos pais e responsáveis, decidiram não frequentar as aulas presenciais”.

No documento o prefeito tornou obrigatório o uso de máscara dentro das escolas enquanto vigorar a situação de emergência em saúde por causa da pandemia da Covid-19. Na cidade também foi vedada a realização de qualquer atividade que possa gerar aglomeração.

Outro decreto, também publicado nesta terça-feira (2), autoriza a realização de jogos nas praças esportivas municipais, estaduais e particulares da cidade. A permissão vale para todas as modalidades e categorias, desde que seja de portões fechados, sem público e com os atletas obedecendo as recomendações preventivas e sanitárias para evitar a Covid-19.

Coronavírus na cidade

Segundo o último boletim epidemiológico divulgado pela Secretaria de Estado da Saúde, Paraíso do Tocantins é a quinta cidade mais afetada pela Covid-19 no estado. Desde o início da pandemia a o município registrou 3.499 diagnósticos. Do total de casos, 53 moradores não resistiram aos sintomas da doença e morreram.

Por: G1 Tocantins